quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Cogumelos com sabor intenso

Aqui por casa consomem-se muitos cogumelos frescos. O meu frigorífico sem cogumelos, é um frigorífico desfalcado.

Gosto de cogumelos de toda a maneira e feitio, mas uma das formas que mais gosto e que mais faço cá por casa é salteados.

Salteio-os à parte e depois acompanho com tudo o que é prato.

A forma como os cozinho é do mais simples. Sem qualquer gordura. O sabor fica muito mais intenso e acabam por ser cozinhados de uma forma muito mais natural e saudável. Além disso ficam com a textura ideal, uma textura consistente.

Como os cogumelos se comportam como esponjas, se os lavarmos, eles absorvem muita água. Além de lhes diminuir o sabor, o excesso de humidade torna-os mais moles, e isso nota-se bem na cozedura.

Idealmente os cogumelos devem ser limpos e não lavados. Mas se estiverem muito sujos podem ser passados rapidamente debaixo de um jato de água (esta é a técnica que sempre fiz).

Desde que li este post da Anabela, do blog Aproveitar a Vida, deixei de lavar os cogumelos fatiados. Até porque esses já vêm limpinhos. Em relação aos inteiros passei a limpá-los com um pano de cozinha húmido. 

Mas dizia eu que os cogumelos salteados sobre o seu próprio suco ficam muito mais saborosos e suculentos. Não há necessidade de adicionar qualquer tipo de gordura. Aqui refiro-me aos cogumelos mais comercializados: os brancos.

Preferencialmente deveríamos optar sempre pelos de cultivo biológico, mas os preços continuam a ser estupidamente exagerados.

Mas vamos à receita mais simples de cogumelos.

Cogumelos com Sabor Intenso

1) Aquecer uma frigídeira anti-aderente e colocar de seguida a quantidade que quisermos de cogumelos (não convém sobrepôr uma camada grossa) na chapa quente.


2) Pouco tempo depois os cogumelos começam a exalar o cheirinho típico a cogumelos e a largar os seus sucos. Nesta fase adiciono uma pitada de sal grosso e alho em pó (podemos adicionar outras ervas ou condimentos a gosto, mas eu tento conservar o mais possível o sabor original do cogumelo) e deixo cozinhar mais um pouco, sem deixar amolecer muito ou reduzir demasiado o seu tamanho. E já está!


Os cogumelos ficam no ponto ideal de cozedura, firmes e com um sabor intenso a cogumelo.

Beijinhos

10 comentários:

  1. Olá Luarte, cá em casa consumimos muito Portobelo, já me tinha apercebido do efeito da água nos cogumelos e como tal começei por lavá-los com um jacto rápido de água e a seguir limpo com papel absorvente, realmente faz a diferença! ;)

    ResponderEliminar
  2. Tenho de experimentar comprar destes cogumelos! Gosto muito! :D

    ResponderEliminar
  3. Eu também cozinho os cogumelos desta forma, mas adiciono-lhes sempre muitos coentros ou salsa. Para além do sabor aromático, têm também propriedades terapêuticas.

    ResponderEliminar
  4. E que bom aspecto.
    Lá em casa também gostamos muito de cogumelos. Eu costumo regá-los com sumo de limão quando ainda estão na frigideira e deixo evaporar. Ficam também muito bons, com um sabor mais "fresco". Há-de experimentar.
    Sofia

    ResponderEliminar
  5. Olá Luarte, também gosto imenso de cogumelos, mas olha que eu não costumava saltear os ditos como tu dizes, mas és capaz de ter razão e para a próxima vai ser como ensinas. Já experimentou o hamburguer vegetariano da Italian Burger House no Vasco da Gama? Muito bom e com uma apresentação bonita. Também com cogumelo já se sabe, desta vez o portobello.

    ResponderEliminar
  6. Também gosto muito de usar cogumelos frescos na cozinha. O sabor é incomparável, muito mais intenso. Cheguei mesmo a comprar uma unidade de cultivo, para os ter à mão :) Ainda colhi uns quantos, compensou o preço.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. tenho que dizer estas coisas ao maridão!!!

    ResponderEliminar
  8. Só comprei cogumelos frescos uma ou duas vezes normalmente compro em lata. nem sei muito bem como se fazem, um destes dias vou fazer assim como fazes... obrigada pela dita.

    ResponderEliminar
  9. Adoro cogumelos...

    Beijinhos,
    Clarinha

    receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/02/preparar-o-dia-dos-namorados-2-legumes.html

    ResponderEliminar
  10. Feito e aprovado. Há é pouca paciência para limpar os cogumelos... Ao fuim de uns tantos, já os mergulho rápidamente por água.
    Faço uns legumes na wook que são maravilhosos e começo sempre com os cogumelos para libertarem suco, alho e um bocadinho de açúcar amarelo. depois é ir acrescentando legumes conforme a sua dureza... Divinal!

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)