domingo, 22 de fevereiro de 2015

Reminiscências

Vocês ainda têm memória daqueles sapatos de carneira que todos os miúdos, meninos e meninas, usavam nos pés há umas décadas atrás?

Esses sapatos e botas eram de uma resistência ímpar. Aquilo durava uma eternidade. Na minha altura não achava particular graça ou beleza a esses sapatos unissexo e sem cor. Mas dizia-se que eram sapatos bons para o pé chato. Era um bom calçado corretivo. E eu lá usava. Que remédio!


No meu 7º ano lembro-me da minha professora de Geografia ter uns sapatos desses, muito redondinhos, que ela usava com calças curtas e meias às riscas a fazer lembrar um arco-íris. Era a sua imagem de marca. Eu achava-lhe imensa piada. A minha professora de Geografia tinha uma alma de criança e isso traduzia-se na rebaldaria que eram aquelas aulas de Geografia. Naquela altura a única explicação que encontrava para tamanha falta de respeito dos alunos era o ar acriançado da professora, que a punha em desvantagem em relação aos restantes colegas, com ar mais austero e menos divertido, mais capazes de impor disciplina.

Mas tirando esse episódio, e depois disso, passei a apreciar esse estilo de sapatos de uma forma ternurenta. Criança que encontrasse com uns sapatos de carneira, merecia de imediato a minha estima e quando encontrava uma jovem com sapatos semelhantes (rapazes homens nunca vi), a fazer lembrar o calçado das crianças, merecia logo a minha admiração. Era adulto que não tinha crescido :)

Hoje em dia são menos as crianças que usam este calçado de carneira. Parecem estar em vias de extinção.

Por isso quando entrei na Pull&Bear e vi estes sapatos de pele, ainda que diferentes dos primeiros, vieram-me logo à ideia os tais sapatos de carneira. Reminiscências.


Todos em pele e cosidos ao couro da sola, num tom amarelo mostarda, não resisti a comprá-los. 

Num misto de sapatos de carneira e um estilo de sapato masculino, estava ali uma fusão que me atingiu de imediato o coração. 

Sóbrios, a dar com tudo e mais um par de botas, seremos de certo grandes companheiros nas mais diversas jornadas :)

Beijinhos e o resto de um bom fim de semana.

9 comentários:

  1. Adoro esse tipo de sapato...adoro mesmo :) São giríssimos! Beijinho!

    ResponderEliminar
  2. são sempre um classico e usam-se muito
    http://pedepato.weebly.com/escola.html

    ResponderEliminar
  3. Ai que sapatos maravilhosos!!! Quero uns iguais para mim :)
    Sabes, Luarte, as carneiras estão novamente muito na moda para as crianças e adoro ver meninos e meninas com eles ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois Sara, já fiquei a saber que estão super na voga os sapatos de carneira. Sou eu que não tenho andado a olhar com a devida atenção os pés das criancinhas ou então não ando a frequentar os sítios certos ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Adoro esses sapatinhos mais até em versão bota para crianças pequeninas. O meu sobrinho tem 4 anos e, desde que usa sapatos, todos os invernos tem uma versão das botas! Duram duram duram...até o pé crescer! As raparigas ficam amorosas com a versão franjinhas! Para adultos não é bem o meu estilo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para adultos eu preferi uma versão menos acriançada, mas ainda assim a fazer-me lembrar os ditos sapatinhos de carneira. Gosto imenso da versão que tenho usado nos pés ;)

      Eliminar
  5. Usei tanto esses sapatos de carneira! :)
    Bj S

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)