segunda-feira, 16 de março de 2015

Limpar e desinfetar carpetes

Aqui  em casa reduzi os tapetes e as carpetes ao essencial. Apenas se mantiveram duas carpetes, pela sua inquestionável utilidade. Uma na sala, entre o sofá e a televisão, já que muitas vezes estamos descalços nessa zona e outra no escritório, pela mesma razão e porque existem duas cadeiras de rodas que rolam num chão de madeira maciça.

Fiz desaparecer o tapete da cozinha, os tapetes dos corredores, os tapetes da casa de banho.

Esta limpeza ou falta de tapetes cá em casa refletiu-se de imediato em menos trabalho e menos cotão no chão.

E como limpar/lavar carpetes dentro de casa? 

(imagem retirada da internet)

Aspirar é a forma mais rotineira de limpar as carpetes. Neste aspeto considero ter um bom aspirador, um Rainbow, com grande poder de sucção que aspira em profundidade, deixando as carpetes com um aspeto novo.

Mas o que fazer quando a carpete está a pedir outro género de limpeza, porque é muito pisada, porque começa a ficar com um tom meio encardido ou porque tem nódoas? 

Existem vários produtos no mercado para o efeito, mas também existem soluções mais à mão, mais económicas e amigas do ambiente cujos resultados são muitíssimo eficazes.

Soluções caseiras há muitas, mas a que utilizo é esta:

1 litro de água
1/4 de copo de vinagre branco 
1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
1 colher de sopa de amaciador da roupa
1 escova de roupa

Aspire bem toda a carpete. Num balde ou bacia misturam-se todos os produtos. Molhe a escova na solução e aplique esfregando ligeiramente todo a superfície e no sentido para onde se inclinam as fibras. Não encharcar a carpete. Caso seja necessário passe por cima um pano molhado e bem torcido para retirar alguns resíduos que possam ficar na superfície.

Abra as janelas dessa divisão ou deixe circular o ar no mínimo por duas horas para que a carpete seque. Opte por dias soalheiros ou secos para fazer este tipo de limpeza.

Porquê esta solução para lavar carpetes?

O vinagre serve como desinfetante, é antifúngico e antisético. Dá cabo das bactérias, evita a formação de mofo e refresca o ambiente. Além disso é um excelente abrilhantador, tornando desta forma as cores das fibras mais vivas.

O bicarbonato de sódio neutraliza os odores e ainda ajuda a branquear e a remover manchas.

O amaciador vai amaciar as fibras ao mesmo tempo que corta o odor forte do vinagre e confere um cheirinho mais agradável ao ambiente.

Aqui em casa, e porque não tenho animais de estimação de quatro patas, uma limpeza destas uma a duas vezes por ano é mais do que suficiente.

Beijinhos e boa semana :)

5 comentários:

  1. O vinagre é, realmente uma solução mágica e barata e ecológica no universo das limpezas. Utilizo-o até à exaustão!
    Não abdico dos meus tapetes e carpetes e, para as manter limpas, além do aspirador utilizo, de vez em quando, sempre que me lembro e tenho tempo, o vapor de água. Comprei, num momento de entusiasmo, um Vaporetto que, semanalmente uso para passar a ferro. Para as limpezas é uma maravilha.
    Obrigada pela dica.
    Boa semana.

    ResponderEliminar
  2. Por aqui também já reduzi ao máximo o nº de tapetes e carpetes , acumulam muito lixo e pó ... mas nos que por aqui ainda habitam vou experimentar essa receita de limpeza :)

    ResponderEliminar
  3. Tb reduzi os tapetes e também uso vinagre em tudo.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito de tapetes. Tenho a maior parte do chão (queria a casa inteira mas o quarto de banho e a cozinha são em azulejo) em madeira e gosto muito e achei que ia prescindir de tapetes...mas não! Pus na cozinha, talvez por o chão ser branco e eu não adorar e na sala pelo conforto físico e visual. aspiro-os só. de vez em quando mando para a lavandaria. mas vou usar essa técnica de limpeza que me parece muito eficaz! Aprendo sempre mais um bocadinho por aqui! :)

    ResponderEliminar
  5. Olá a todos. Tenho visto imensas recomendações para usar o vinagre nas limpezas mas a minha dúvida é o cheiro.... desaparece?

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)