sexta-feira, 24 de abril de 2015

Hábitos saudáveis dão-nos mais energia e alegria

Quem segue o blog pelo facebook tem-me acompanhando mais de perto nesta minha vontade, cada vez maior e obstinada, de ter um estilo de vida mais saudável. Mais do que o controlo do peso, tenho necessidade de fazer escolhas mais inteligentes na alimentação e nos meus hábitos diários, por uma questão de saúde e bem-estar geral. Naturalmente que estas escolhas têm-se refletido no meu equilíbrio metabólico, na minha energia diária, no meu humor, no meu peso, na minha auto-estima. As alterações têm-se feito notar e para melhor. E isso deixa-me feliz :)

A alimentação tem sido o meu foco. Fazer escolhas alimentares cada vez mais saudáveis, mais amigas de mim própria. Descobrir novos prazeres naquilo que como. Abdicar cada vez mais de alimentos que não acrescentam nada há minha saúde, muito pelo contrário. E sim, abdico sem qualquer tipo de sacrifício de muitas coisas.

Mas atenção, não sou nem pretendo ser fundamentalista. Não me proibo de comer isto ou aquilo porque para mim não há alimentos proibidos. Mas a verdade é que quando aprendemos a comer melhor, é-nos cada vez mais difícil comer pior. É uma nova espécie de moral alimentar que nasce e se enraíza em nós.  O corpo habitua-se a ser bem tratado e reclama quando lhe trocamos as voltas. Às vezes zanga-se tanto que até me caem mal certos alimentos. 

A par da alimentação tenho-me preocupado em reduzir o sedentarismo e estar atenta, muita atenta aos sinais que o corpo vai dando. O nosso corpo fala-nos e diz-nos do que gosta e do que não gosta. Nós é que muitas vezes fazemos ouvidos moucos.

De há um tempo para cá, várias vezes por semana faço exercício físico. Optei por fazer exercícios em casa. Tiro uns minutos e no tapete da sala ponho o meu corpo a mexer, acelero-lhe o ritmo. Até agora tem funcionado. Já passei na avaliação de um mês à experiência para um "contrato de trabalho" ;)

Comprei uma corda e muitas são as vezes que salto à corda em casa, em cima da carpete da sala para não ter chatices com os vizinhos. A corda é daqueles exercícios super completos e baratos. Veja-se aqui os seus benefícios. Tem ainda a vantagem de ser um desporto barato e que se pode levar para qualquer lado. 

Por sugestão da Pandora, do blog Estórias na Caixa de Pandora, instalei no meu smartphone a aplicação 7 minutes workout. Esta aplicação consiste em 7 minutos de treino intensivo. Quem não tem 7 minutos por dia? O facto de ser apenas 7 minutos é altamente motivador. Há estudos que indicam que exercício físico intensivo em poucos minutos e diariamente pode trazer os mesmos ou até mais benefícios que horas no ginásio. Os exercícios são 12 e pretendem trabalhar todo o corpo. Têm a duração de 30 segundos cada e no meio de cada exercício temos 10 segundos de pausa. Se ainda não conhecem, espreitem o seguinte vídeo: 


Estou super fã desta aplicação. 

Nos dias em que não me sinto demasiado cansada, a seguir ainda faço extensores. 

Comprei um kit no LIDL e é fantástico. 

O objetivo é fortalecer e tonificar os músculos do corpo através de elásticos que funcionam como pesos.

O Kit traz sugestões de exercícios, mas na internet o que não faltam são vídeos com inúmeros exercícios específicos para as partes do corpo que pretendemos trabalhar. O próximo vídeo, embora com bandas elásticas, dá-nos um cheirinho do que se pode fazer (os meus elásticos têm pega para um mais fácil manuseamento, mas o funcionamento é o mesmo):


Praticamente não há dia em que não mexa este corpinho. Umas vezes faço mais outras menos, mas faço. Claro que os adeptos do desporto, vão dizer que é pouco. 

Não importa se é pouco. O que importa é que faço alguma coisa. É sempre melhor pouco que nada ;)

E o "pouco" que tenho feito tem-se notado e tem-me motivado a não desistir.

Beijinhos.

4 comentários:

  1. Parabéns! Também comecei a cuidar-me um pouco mais, para perder peso e sentir-me melhor.
    E o esforço compensa sempre no final!
    :)

    ResponderEliminar
  2. Apesar de pouco é alguma coisa, e o teu "pouco" é mais do que o meu "nada".
    É o que eu tenho de fazer para ter mais energia e não me sentir tão cansada. Também preciso melhorar a alimentação que, com este corre-corre, tem sido muito desleixada.
    Hoje já comecei a manhã com um batido de frutas, a ver se a coisa vai.
    Bons treinos!

    ResponderEliminar
  3. eu acho que vou sacar essa appzinha, o único exercício que faço é passear o cão...o que é muito pouco. Sinto que preciso de desenferrujar. ;)

    ResponderEliminar
  4. Essa aplicação é um achado. Muito porreira, muito completa, e a verdade é que as primeiras vezes uma pessoa fica toda moída. Eu entretanto inscrevi-me em aulas de ginástica (aeróbica e localizada) ao pé de casa, conciliando com as danças, tenho 4 dias seguidos com atividade física. Portanto a aplicação ou a bicicleta estática fica para os dias em que ou não há aulas, ou falto à aula por algum motivo. Já esses extensores, ando à procura. Que pena ter deixado escapá-los do Lidl.
    Como dizes: para quem corre maratonas e faz horas de ginásio, isto parece pouco. Mas para nós é melhor que o nada a que até agora temos feito. Além disso há que adequar ao gosto pessoal e à disponibilidade de cada um. Eu nunca fui amante de desporto. Faço o esforço para me mexer por uma questão de saúde e bem estar, e de qualidade de vida no futuro.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)