quarta-feira, 13 de maio de 2015

Cozer legumes a vapor

Já não sei precisar, mas há menos de um mês o Lidl teve à venda uma máquina de cozer a vapor. Confesso que fiquei ainda a pensar em adquirir uma, mas o valor não me convenceu muito. Será que rentabilizaria assim tão bem o investimento? E precisava ainda de algum espaço para arrumar esta panela. Acabei por adiar...


Entretanto, passados poucos dias tive de ir ao IKEA e na zona das cozinhas estive a avaliar alguns suportes para cozinhar a vapor. Resolvi comprar este por 6,99 €, sem saber ao certo se as medidas encaixariam nos tachos lá de casa.


Embora, não encaixe assim muito bem em muitas das panelas que tenho, naquelas de diâmetro aproximado, ele fica perfeitamente seguro e desempenha lindamente as suas funções.

Tenho cozinhado sobretudo legumes a vapor. 

A grande vantagem em cozer os alimentos a vapor é preservar-lhes grande parte dos nutrientes, que de outra forma se desperdiçam na água da cozedura, e também manter o sabor e cor originais do alimento.

Brócolos crus

Brócolos cozidos a vapor

Aproveito quase sempre o vapor de certos cozinhados como massa, arroz ou outros 
para cozinhar vegetais como brócolos, cenouras, feijão verde, etc e assim também poupo. Quando por algum motivo não é possível, faço uso de um tacho baixo com um pouco de água para ferver rapidamente e depois é só colocar o suporte em cima e cozinhar.

A cozinhar a vapor

Surpreendentemente a cozedura faz-se muito rápido.

Ainda não experimentei cozinhar peixe, mas será uma próxima experiência a fazer.

Por menos de 7 euros arranjei uma solução muito eficaz para cozinhar a vapor.

Costumo ter quase sempre legumes cozidos no frigorífico que depois vou aquecendo para acompanhar as refeições. É prático e económico.

E por aí, costumam utilizar o vapor para confecionar alimentos?

9 comentários:

  1. No final do ano passado, rendi-me à Bimby e desde então faço imensa comida a vapor: legumes, carne, peixe... Fica deliciosa e bastante saudável

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A bimby tem essa vantagem! ;)

      Eliminar
    2. Eu desde o ano passado Junho também me rendi à bimby e claro aproveito qd faço a sopa para cozinhar os legumes a vapor!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Eu tenho também um adaptador em forma de flor (um destes: http://4.bp.blogspot.com/-L2qIAFilp7k/UTIQLn9W-gI/AAAAAAAAS4g/xj1_ImxH1og/s1600/251.jpg), que se coloca em qualquer panela e é prático e barato. Fica a dica ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também ponderei comprar um desses em flor. Era metade do preço em relação ao que escolhi e tinha a vantagem de permitir uma mais fácil arrumação. Porém, como o meu dava para mais alimentos, pois tem capacidade para 5 litros, e me dava a possibilidade de cozer a vapor sem ter de ligar o fogão propositadamente para o efeito, acabou por ser a minha escolha.

      Eliminar
  3. Também tenho uma desse género e é uma maravilha. E não ocupa tanto espaço.
    Ah e o peixinho fica muito bom!
    Além disso, podes sempre aproveitar a água de cozer brócolos ou cenouras, para fazer depois uma sopa ou caldos de legumes para congelar!
    :)

    ResponderEliminar
  4. Olá Luarte,
    Concordo contigo... optaste pela melhor peça.
    Não só pelo preço , como pelo volume.
    Como tenho a Bimby, é mais fácil, mas senão tivesse fazia a mesma opção que fizeste.
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  5. Eu por acaso também arranjei uma solução baratinha para coser a vapor, noutro dia lá em casa, encontrei uma "rede" da panela de pressão, que nunca tinha usado, mas que lembrei-me de experimentar e não é que caiu muito bem nas minhas panelas? Desde aí, consolo-me de cozinhar os legumes a vapor :) Não só faz bem à saúde como não gastei um tostão :D E "rentabilizei" mais um objeto que estava parado ;D

    ResponderEliminar
  6. Li esta tua postagem, e fiquei com ela na ideia. Fui ao Ikeia recentemente e comprei a dita. e não é que gostei muito, cozi lá batatas, cenouras, brócolos e postas de pescada, tive de retirar primeiro a pescada e os brócolos, cozeram num ápice, e o resto demorou só mais um pouquinho, ficou tudo muito bom. Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)