sexta-feira, 19 de junho de 2015

Leite condensado caseiro

À última da hora precisa de fazer um doce e um dos ingredientes é leite condensado. Ehhhhhhh, não há nada na despensa. Que chato ter de ir agora ao supermercado!

E que bom que seria poder fazer em casa o próprio leite condensado, com ingredientes e quantidades escolhidos por nós. E sabem como é, o sabor de qualquer produto embalado ou enlatado não tem nada a ver com o mesmo produto fresco, feito em casa, seguindo um modo de confeção artesanal. O leite condensado não é exceção.

Para fazer leite condensado em casa só são precisos 2 ingredientes: leite e açúcar.

Eu prefiro usar o açúcar mascavado, porque é aquele que consumimos cá em casa, mas cada um pode usar o açúcar que mais gostar.


Vamos então às quantidades:

1 litro de leite
250 gr. de açúcar

Preparação:

1) Coloque um pequeno pires no congelador.

2) Depois numa panela funda coloque o leite e o açúcar. Mexa com uma colher para dissolver.

2) Leve a lume alto e vá mexendo. O leite vai ferver e subir (daí a necesidade de uma panela alta para que o leite não derrame). Continue a mexer até o leite começar a engrossar.

3) Quando o leite ganhar uma certa consistência, vá buscar o pires que guardou no congelador e faça o teste de derramar um pingo de leite no pires. Se ao inclinar ligeiramente o pires a gota demorar a escorrer ou se escorrer lentamente, então o leite está pronto.

4) Parece-lhe que ainda está muito líquido, não é? Não se preocupe porque à medida que ele for esfriando vai encorpar cerca de 3 vezes mais. Para ajudar neste processo bata-o durante alguns minutos com a batedeira e depois coloque o leite condensado num frasco de vidro esterilizado e vedado. 

O nosso litro de leite vai dar cerca de 1/2 de leite condensado. Reserve no frigorífico. Conserva-se perfeitamente em excelentes condições por uma semana. Mais não sei, porque nunca experimentei.

Pode guardar no congelador e aí não há problemas de conservação durante muito tempo. Para quem não sabe, o leite condensado não congela, não fica pedra. Razão pela qual é um ingrediente muito utilizado na confeção de gelados. 

Eu tenho uma latinha de leite condensado vazia que me serve de medidor para as receitas.

500 ml de leite condensado dá cerca de 2 latas de leite condensado mal cheias.

Beijinhos e bom fim de semana.

9 comentários:

  1. Oba!! Agora já posso testar a receita no final de semana. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Opa esta receita é bem fixe! Nem imaginava que dava para fazer assim. Beijos

    ResponderEliminar
  3. Tambem me aconteceu o mesmo ha uns tempos, precisei de leite condensado e nao tinha, resolvi fazer em casa (fiz na bimby para poder estar disponivel para outras coisas), resultou muito bem e ficou muito semelhante ao de compra. Entretanto ja voltei a repetir!

    ResponderEliminar
  4. Espectacular!!!! Vou fazer de certeza! Ah e obrigada pela dica do leite condensado nós gelados... Acho q exprimento da próxima... Ficam sempre cheios de cristais de gelo e isso depois nota-se no sabor!!! Por acaso não tens nenhuma receita saborosa e simes de gelado de fruta para fazer para o meu pequeno?! Era muito bem-vinda!!!!
    Beijinhos da costa alentejana, Xana

    ResponderEliminar
  5. Estamos sempre aprender Luarte :)
    Obrigado pela partilha :)

    ResponderEliminar
  6. Uma excelente ideia, vou fazer de certeza. Muito obrigado pelas excelentes dicas que nos dá neste fantástico blog, Beijinhos e boa continuação do ótimo trabalho

    ResponderEliminar
  7. Quanto tmp posso guarda o leite moça feito.?

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)