domingo, 26 de julho de 2015

Ali depois de Sesimbra, escondida numa falésia da Arrábida

Este sábado fui descobrir uma das mais lindas praias de Portugal.

Fica ali depois de Sesimbra, escondida numa falésia da Arrábida.

Sem dúvida que a Arrábida em termos de praias joga todos os trunfos. Se é para ganhar então já ganhou esta cartada. Desde a envolvência paisagística, às águas transparentes, cristalinas, verdes esmeraldas e azuis turquesas, aos rochedos no meio do mar e ao clima sempre bom, na Arrábida encontram-se das praias mais bonitas que eu conheço.

Desta vez a eleita foi a Praia Ribeira do Cavalo.

Já tinha ouvido falar nesta praia por diversas vezes. Já tinha visto fotos de babar. Mas só agora tive a oportunidade de conhecer este sítio tão especial, quase às portas de Lisboa.

Este ano tem vindo a ser particularmente divulgada nos media e redes sociais. A razão talvez seja o número cada vez mais crescente de pessoas que conhecem este lugar mágico, pese embora os acessos pouco fáceis para lá chegar. Por isso a praia é frequentada maioritariamente por pessoal mais jovem. Mas devagarinho qualquer pessoa com boa mobilidade chega lá. Faz o trilho pedestre, por entre arbustos, ainda alguns agachamentos para colocar os pés em zona firme e desce um ou outro declive rochoso mais acentuado. Bom calçado aqui é fundamental porque o piso é escorregadio e há muito cascalho rolante. É preciso ter cuidado em algumas descidas.



Mas chegando à zona onde já se avista a praia, o peito ganha outro alento e todos os esforços da caminhada feita até ai já valeram a pena. O que se vê lá do alto é uma paisagem de cortar a respiração.




 Um rochedo que mais parece um barco de pedra a chegar à praia

Este mar e esta cor são qualquer coisa de fabuloso



Fora da zona de areia o cascalho faz parte da beleza deste lugar


Uma verdadeira piscina natural

As rochas a emoldurar a paisagem


Além do trilho pedestre há quem chegue à praia por barco privado ou em canoas e kayaks alugados em Sesimbra.

Há quem pernoite e faça  campismo selvagem e não são tão poucas as tendas que por ali vemos nesta altura do ano.

Mas vale, vale muito a pena conhecer esta paisagem paradisíaca. É que esta praia atira beleza por todos os lados. É um deleite para a vista e um bálsamo para a alma.

18 comentários:

  1. Praia assim conheço a dos Coelhos, na Arrabida tb. É linda de morrer, como esta, mas com duas miúdas (que se fartam de reclamar) é impossível ir lá. Mas ver estas fotos deu saudades.
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também conheço a dos Coelhos. Há praias magníficas na Arrábida :)

      Eliminar
    2. Pois há; quem sabe se, daqui a 15 anos, sem filhas a reclamarem porque 1.está calor 2.têm de andar 3.ainda falta muito 4.aqui há muito pó, eu consiga lá ir com o Senhor Meu Marido :)

      Eliminar
    3. 15 anos passam num instantinho ;) Ou então deixar as filhotas a divertirem-se na casa de familiares ou amigos e aproveitar para fugir com o marido por breves momentos ;) Tipo vou ali e já venho!

      Eliminar
  2. Luarte,
    Que lugar lindo, lindoooo. Valeu o esforço da caminhada, uma beleza dessas tem que ficar escondida mesmo.Besitos e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aibda bem que não está assim tão escondida, senão eu não tinha conhecido ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Linda mesmo! Adoro essa vista e moro pertinho. ;)

    ResponderEliminar
  4. Que praia linda! Quais Maldivas, quais que! Beijinhos. Ah, as fotos estao maravilhosas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As praias da Arrábida não ficam a dever nada às praias das Maldivas. Somos uns sortudos! :)

      Eliminar
  5. Ai Luarte, o que eu adorava conhecer esta praia. Achas que o meu rapazola conseguia fazer o trilho? Quanto tempo demoram a descer?

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enquanto escrevia este post pensei em ti porque sei o quanto gostas das praias da Arrábida :) Eu penso que consegues ir com o teu pequeno. Recomendo é que levem tudo em mochilas para ficarem com as mãos desempedidas. Têm de ser pelo menos dois adultos porque vais precisar que vá um à frente e depois passes o teu filho a essa pessoa, nos sítios mais complicados, se é que me faço entender. A caminhada é de cerca de 30 minutos. Sempre tens ainda a possibilidade do barco.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. vou mesmo ter de a visitar, linda !

    ResponderEliminar
  7. Em principio conto ir conhecer essa zona este ano! As tuas fotos ainda me fizeram ficar mais entusiasmada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sofia, se ainda não conheces nada por aqui e se gostas de praia não deixes de visitar também a praia do Portinho da Arrábida (Creiro), Galapinhos e a dos Coelhos. Ainda esta semana estive na dos Coelhos (vê aqui: https://www.facebook.com/pages/Ideias-Debaixo-do-Telhado/447929065270209).
      A serra é linda e come-se muito bem em Setúbal, sobretudo peixinho fresco ou então o famoso choco frito.
      Beijinhos e ótimos passeios.

      Eliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)