quarta-feira, 22 de julho de 2015

Gel de sementes de linhaça para cabelos ondulados e encaracolados

Como já tinha anunciado na página do facebook, comecei há alguns dias a usar um leave-in ou finalizador de cabelos fantástico. Caseiro, 100% natural.

Eu sei, eu sei que já pensavam que eu me tinha esquecido de partilhar este post. Notei alguma impaciência da vossa parte. Achavam mesmo que eu não ia falar deste produtinho que anda a revolucionar o meu cabelo?
 
Sei o quanto procuram um produto bom e barato que vos domestique a juba. Sei o quanto precisam de pôr no seu devido lugar esses cabelos teimosos. Sei o quanto precisam que ele tenha vivacidade e não vida própria. Sei o quanto apreciam um cabelo nutrido, leve, macio e brilhante. Sei tudo isso porque faço parte do mesmo clube que vocês.

Eu não descobri a pólvora, mas é como se tivesse, quando dei de caras com uma partilha que falava no gel de sementes de linhaça. Pus-me a pesquisar e o que encontrei foram testemunhos vários a falar maravilhas deste gel.

Eu já sabia que a semente de linhaça é um alimento funcional cheio de benefícios para o coração, intestino e que quando consumida regularmente previne e auxilia no tratamento de diversas doenças. Cá em casa faz parte do rol de sementinhas consumidas. O que eu desconhecia é que poderia ser um forte aliado no tratamento e cuidado do nosso cabelo.

Posto isto, fiz o meu gel de semente de linhaça e experimentei no meu cabelo. Adorei o efeito. Mas precisava de fazer um uso continuado para formar uma opinião mais fundamentada. Daí não ter ido a correr escrever este post. Todas nós temos a experiência de vários produtos de cabelo que já usámos e que pouco depois perdem o poder ou o efeito pretendido.

Mas penso que uma semana de uso já me permite com alguma confiança falar deste gel. Ele ativa a modelagem e dá forma aos cachos para quem tem cabelo encaracolado. Diminui o frizz, ou seja, aquele cabelo tipo eletrificado, amacia e dá brilho. Tudo num produto simples e rápido de se fazer, prático e fácil de usar, barato e nutritiv.
Para fazer o gel o ideal é usar-se a semente de linhaça dourada, ao invés da escura. A dourada não exala cheiro.

(imagem retirada da internet)

Receita do Gel de Sementes de Linhaça:

Para a receita só precisamos de 2 ingredientes: 1 colher de sopa de sementes de linhaça dourada e uma caneca de água.
 
Misturamos as sementes na água e levamos ao lume. Quando começar a ferver deixamos ao lume por cerca de 3 minutos. Nesta altura começa-se a formar um género de espuma branca. Retiramos do lume e coamos logo de seguida, separando as sementes do líquido gelatinoso. Deixamos arrefecer e colocamos num doseador. Temos agora um gel bastante aquoso e neutro, que se funde naturalmente na nossa cabeleira e não deixa cheiro.

Se quisermos obter um gel mais forte, é aumentar a proporção de linhaça na receita (desconheço os resultados de um gel mais concentrado, assim como o cheiro que poderá criar mais rapidamente e respetivo período de conservação).

Modo de usar:

Depois de lavar o cabelo com o champô e aplicar o amaciador, retiramos o excesso de água com uma toalha e colocamos o gel de sementes de linhaça nos fios molhados. Com a ajuda dos nossos dedos apertamos o ondulado ou encaracolado ajudando a modelar. Eu tenho deixado secar sempre ao natural e o meu gel coloquei-o num borrifador para ser mais prático de aplicar. 

Em cabelos secos, podemos usar o gel de linhaça para reavivar os caracóis e para domesticar os jeitos indesejáveis, assim como para reforçar o brilho.

Embora todas as indicações que encontrei digam para conservar o produto no frigorífico e até um máximo de 7 dias, eu não o fiz. Já o estou a usar há 7 dias e e até agora não notei cheiros ou alterações no produto. Tenho aplicado diariamente sobre os meus cabelos molhados ou secos e estou a gostar imenso. Tanto, que recomendo que experimentem e atestem nas vossas cabeleiras e digam de vossa justiça.

Como volto a dizer, estou a amar este incrível gel de sementes de linhaça :)

7 comentários:

  1. É uma receita natural por isso só pode ser bom para os cabelos! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Mas que coisa boa! Também eu desespero em conseguir dominar o meu cabelo ondulado com tendência para o frisado, por isso ando sempre com ele apanhado, para não me chatear logo de manhã e não correr o risco de ao meio do dia parecer um leão, costumo usar espuma, e aqueles sprays de definição de caracóis, mas a verdade é que este tipo de produtos ficam um bocadinho caros e acabam sempre por danificar um pouco o cabelo, é uma boa sugestão, baratinha e natural, de certeza que vou experimentar. Obrigada e beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pela partilha. Vou experimentar, de certeza. Talvez me ajude a melhorar o aspecto do cabelo no dia seguinte à lavagem. É que no próprio dia fica muito bem, o problema é que no dia seguinte fica cheio de jeitos e acabo sempre por apanhá-lo.

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Obrigada por partilhares!! Em breve experimento e formulo opinião!! XD O gel faz-se apenas com linhaça em grão ou pode ser triturada? Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Sou amante da utilização da linhaça a nível nutricional, mas nunca me tinha passado pela cabeça tal utilização. Muito obrigada por partilhares connosco. Com certeza vou experimentar...

    ResponderEliminar
  6. A experimentar, já que o meu cabelo também tem tendência à rebeldia :)
    Beijinho Luarte

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)