quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Animais de estimação e carpetes

Feitas que estão as apresentações da minha Cereja, que é a coisinha mais boa desta vida (ai o que eu já adoro esta cadela), passemos a questões práticas, mais racionais e calculistas: o pêlo dos animais em casa.

Com animais em casa a rotina de limpeza altera-se completamente. Já não dá para pegar na casa uma vez por semana como eu fazia. Sobretudo tem de haver uma manutenção de limpeza do chão com maior frequência. 

Felizmente o chão da minha casa é um chão matizado claro ainda que na cozinha seja escuro, também é muito matizado com branco o que ajuda a que o pêlo fique bastante despercebido. O problema que agora tenho por resolver é a questão da carpete da sala. Em casa só tenho 2 carpetes e um tapete. Acabei com tudo o resto por uma questão de limpeza e higiene, muito antes de pensar ter animais. 

Mesmo sem animais, a carpete da sala (podem vê-la aqui) é uma carpete que se sujava muito facilmente por ser de um castanho muito escuro. Qualquer coisinha clara que lhe caia em cima, fica ali a reluzir como se de um diamente se tratasse. Agora imaginem com uma Cereja de pêlo branco. É a desgraça total. 

Tenho feito por escovar a Cereja quase dia sim, dia não, para minimizar a queda do pêlo.

Mas está-me a incomodar bastante esta questão e preciso de arranjar uma solução/estratégia para tratar o tapete da sala.

Cá em casa tenho um aspirador rainbow, bastante eficaz para a limpeza de tapetes e carpetes porque aspira tudo em profundidade, mas no dia a dia não é um aspirador minimamente prático. Como tem depósito de água acaba por ser uma trabalheira montar o aspirador e limpar o depósito de todas as vezes que aspiro. E agora passaram a ser muitas. Além disso é super pesado. Para limpezas semanais mais profundas é ótimo, agora como aspirador de manutenção, não serve as necessidades cá de casa.

(imagem retirada da internet)

De qualquer forma continuo com o problema da carpete. Já pensei em desfazer-me dela e comprar outra com uma cor média ou multicolor para que os pêlos fiquem mais camuflados. Faz-me falta uma carpete entre o sofá e a televisão. 


Gosto destes tapetes de tecelagem manual, mas renho receio que a comprar um deste tipo seja demasiado leve e se enrodilhe no chão. 

O P. não concorda muito com a compra de outro tapete para troca do que já temos, porque está-se a gastar dinheiro noutra carpete quando a intenção é camuflar pêlos? Ele é da opinião que a nossa sendo escura dá logo alarme quando o chão precisa de ser limpo. Este argumento não me convence de todo, porque então não faria outra coisa senão aspirar o raio da carpete ao longo do dia.

Já pensámos também na solução do Roomba, um aspirador robot, que deixaríamos a funcionar quando não estamos em casa ou para fazer a manutenção. Tenho sérias dúvidas que faça um bom serviço, mas é uma hipótese a considerar.

 (imagem retirada da internet)

Vocês que têm animais em casa, com problemas semelhantes aos meus, quais foram as soluções que encontraram e que melhor responderam às vossas necessidades?

Muito obrigada pela vossa precisosa ajuda.

25 comentários:

  1. Olá Luarte!
    Não te consigo ajudar muito... a única coisa que te posso dizer é que o Roomba, para carpetes como a tua não serve... aspira bem o chão (sem nada) e tapetes baixos aspira razoavelmente bem, quando os tapetes são mais altos, ou com fios, ou não sobe os primeiros, ou enrola-se nos segundos... isto da minha experiência com um roomba já com alguns anos... não sei se os mais recentes terão melhorias nessas funcionalidades...

    A tua Cereja é muito fofa!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá nat.!
      Muito obrigada pelo teu testemunho. Essa é também a ideia wue tenho do roomba e ainda o facto de possivelmente ter de deixar o chão praticamente desimpedido para que ele possa circular e fazer uma limpeza minimamente decente.
      A Cereja manda lambijinhos :)
      Beijinhos meus.

      Eliminar
  2. boa tarde
    a solução pela minha casa passou por tirar tudo o que era carpete e tapetes com duas cadels de pelo branco de raça caniche e pequenois, e a seguir comprei um robot, mas não é marca roobot
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ilda!
      Já pensei também nessa solução, mas fora da zona dos quartos todo o meu chão é em pedra o que faz com que o piso seja frio, sobretudo no inverno. Além disso até para nosso próprio conforto gosto de poder estar descalça na zona entre o sofá e a televisão d ter uma carpete dá jeito. Mas sinceramente nesta altura já equaciono se não terei mesmo de me desfazer de tapetw nessa zona. Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Luarte, o pêlo dos nossos amigos, fixa-se mais nas carpetes, mas está por todo o pavimento onde eles circulam, como o meu aspirador é dos simples, há que aspirar mais vezes, o único local da casa onde ponho carpete, é na sala, e apenas quando o tempo esfria, costumo é ter uns tapetes tipo de retalhos, junto ás camas deles, pois por vezes eles gostam de dormir no tapete, e esses sacudo bem e lavo. Para a limpeza da carpete da sala vi esta ideia, http://www.dicasonline.pt/aprenda-a-limpar-a-sua-casa-dos-pelos-dos-seus-animais/ não sei se ajuda, eu talvez experimente quando voltar a colocar a a carpete.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana! :)
      Eu agora estou de férias e tenho tempo para andar a aspirar todos os dias se preciso for, mas começaando a trabalhar será mais difícil.
      Já fui cuscar o link que me deixaste e fiquei bastante entusiasmada com a dica. Hei de experimentar muito em breve :) Obrigadíssima pela partilha.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Cá em casa foi um filme. A minha Mia larga imenso pelo e ja por varias vezes teve de fazer tratamentos (acidos gordos) por causa da queda de pelo. Agora está na altura outra vez.

    Claro, os tapetes recentem-se. Optamos por limpar mais vezes. É a unica solução, porque mesmo sem tapete... o pelo está lá no chão, apenas não se vê tao facilmente.

    Solução? aumentar a frequência de limpeza. é uma questão de habito.

    Visita『♥』Desabafos e Coisas『♥』

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois até eu sinto que já comecei com a queda do cabelo, quanto mais ela. Não sabia dessa dos ácidos girdis. Vou tentar ibformar-me disso. Ela larga ainda mais pelo porque se coça muito. Já lhe fiz a pipeta anti-parasitas mas não notei melhorias.
      Quanto à limpeza, tenho-a feito diariamente.
      Beijinhos e lambijinhos para ti e para a tua Mia :)

      Eliminar
  5. Ora bem, essa história dos pelos, da limpeza e dos tapetes conheço eu bem! Eu tenho na cozinha 2 da area grossos que vou aspirando (é preciso ter um aspirador bom ou nada feito!) Depois tinha na sala um que adorava, colorido em tecelagem, é da zara home mas o toque, material e espessura é muito semelhante a esses do ikea (que eu acho giríssimos mas, para além dos pelos "colarem" muito mais, ficam sempre tortos (por serem pouco pesados nem vale a pena usar antiderrapante) são difíceis de aspirar (pela mesma razão colam-se ao aspirador) um desespero! Tenho uma luvinha que comprei nos chineses (é de malha e na palma tem uma borracha com piquinhos) tira os pelos desse tapete mesmo bem. Mas é chato andar de gatas a tirar milhões de pelos! De vez em quando mando o tapete (que por ser leve é fácil de carregar) para a lavandaria (a peso é barato mandar lavar) A solução ideal que encontrei foi um tapete pesado de tecelagem mas de um material mais sintético (este, o MORUM http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/40203557/#/30198293 ) que é facílimo de aspirar :) Escolhi escuro, em vez de claro que escondia mais os pelos da Ginja, porque fica melhor na minha sala, mas é tão fácil de aspirar que não me importo. O outro tapete vive debaixo do sofá, no inverno, para aquecer (é de lã) e colorir a sala ponho por cima do outro (é mais pequeno e agarra um pouco melhor mas se não me apetecer andar a tirar pelos de gatas...lá arrumo o tapete-giro-mas-chato outra vez! :D Não acho o robot ideal, aliás a minha opinião sobre esses robots é que não limpam nada de especial. Não consigo ajudar muito a não ser dizer para não comprares esses tapetes pouco pesados, se puderes arranja um aspirador bom mas mais prático ou troca o tapete por um pesado mas mais liso (a ideia não era ajudar com este tipo de soluções mas são as únicas que me ocorrem. Eu vendi o meu aspirador no olx e depois comprei este melhor para aspirar pelos - proteste disse! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá p*! :)
      Obrigada pela tua voz da experiência e por me esclareceres tão bem a questão dos tapetes de tecelagem. Eu também já tinha ideia que por serem leves eram um treta no chão e para aspirar. E tu acabas de me confirmar.
      O meu tapete da sala é escuro e bastante pesado (não se move do sítio) mas aspira-se lindamente. O problema está mais no aspirador que tenho, que embora deixe a carpete impecável é chato de usar fora das limpezas semanais. Agora tenho mais tempo, porque estou de férias, mas começando a trabalhar não consigo andar a limpar o chão diariamente.
      A ideia da luva já tinha visto uma dica do género em que utilizavam uma simples luva de borracha (daquelas de lavar a louça) e humedecida fazia exatamente esse trabalho. O chato é de de andar de gatas muitas vezes :P
      Relativamente ao robot também tenho sérias dúvidas que faça o que promete. Idealmente as divisões deveriam estar bastante desempedidas de obstáculos para ele limpar em condições.
      Já agora qual foi o aspirador que compraste e que a proteste recomendou?
      Obrigada mais uma vez.
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Olá Luarte,

    Em 1º lugar parabéns por ter adoptado uma patudinha, é linda!
    Em relação aos pelos, a solução passa por aspirar todos os dias. Eu também tenho uma Rainbow que uso só ao fim de semana, para a limpeza diária uso um destes http://www.electrolux.pt/produtos/aspira%C3%A7%C3%A3o/mini-aspiradores/ergorapido_2_em_1/zb3013/ .
    Para tirar pelos do sofá ou das cadeiras uso uma luva de borracha e sai tudinho.
    Não tenho cão mas tenho nnnnn gatos.
    Felicidades

    Marilena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marilena! :)
      Obrigada pelas suas palavras.
      Então se tem um rainbow compreende-me bem, não é?! ;)
      Por acaso o meu marido já tinha sugerido um desses portáteis verticais. Não conhecia ninguém que tivesse um. Está satisfeita com o desempenho do seu?
      Já tinha visto a dica da luva de borracha, mas ainda não experimentei. Hei de fazê-lo muito em breve.
      Obrigada mais uma vez.
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Na minha casa, tirei quase todos os tapetes. O único que ficou foi um daqueles de sisal, parece-me que ainda são dos que agarram menos pelo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá esquilinho! :)
      A minha questão não é tanto o agarrar, mas o ver-se muito pelo na dita carpete.
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Olá Luarte,
    Para tirar os pelos dos sofás, podes usar luvas de borracha, fita cola, ou mesmo um pano húmido.
    Para o chão, para as zonas sem tapetes... Usar uma mopa (tipo Swiffer) com um pano microfibras húmido, em vez dos paninhos que eles recomendam. Sacode-se o pano e lava-se na máquina.
    Para os gatos dar ração com salmão, para os cães não sei se há alguma coisa que se possa dar para o pelo...
    Bjs e festinhas,
    Teresa C

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Teresa! :)
      A Cereja não sobe ao sofá nem às cadeiras. Ela gosta mesmo é da caminha dela.
      Obrigada pela dica da mopa com o tal pano microfibras.
      Hei de ver essa questão da ração.
      Obrigada e muitos beijinhos e lambijinhos da Cereja :)

      Eliminar
  9. Luarte,
    tens aqui esta dica que eu também já adoptei:
    http://anagoslowly.blogspot.pt/2015/06/a-luva-milagrosa-para-remover-pelo-de.html
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais um tetemunho a recomendar as luvas de borracha :)
      Obigadíssima.
      Beijinhos e lambijinhos da Cereja :)

      Eliminar
  10. Luarte ,para mim não há como o rainbow para a limpeza semanal .
    Acho que o segredo será escova los e passar o swiffer por onde eles andam .
    No meu caso os gatos não dormem dentro de casa durante a noite .
    Quando estamos fora durante o dia ,deixo os circular na sala á vontade .
    Felizmente tenho um sofá em pele ,e pelo é muito pouco .
    O tapete que tenho na sala não é grosso e dá para colocar na maquina de lavar .
    É da zara home e tem se mantido ,é aspirado com a escova eléctrica todas as semanas e agarra o pelo quase todo .
    Outra coisa que não passo é sem os rolos de fita adesiva ,são essenciais .
    Espero que tenha ajudado ,mas como sempre tu é que nos ensinas ,fico á espera das tuas descobertas .
    bjs mt grandes
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lulu! :)
      Eu gosto imenso do rainbow e não acredito que exista melhor aspirador do que este para limpar em profundidade, agora para limpezas regulares não é prático. Julgo que deves concordar comigo.
      A minha cereja dorme cá dentro de casa, aqui dentro do nosso modesto apartamento. Ela não sobe para cima de cadeiras, nem do sofá. Primeiro porque a primeira vez que tentou nós nao autorizámos. Depois ela não tentou mais. Por exemplo agora estou na sala e ela em vez de estar aqui em cima da carpete juntinho a mim, prefere ir para a caminha dela. É verdade que chegou há pouco da rua e depois de tanta correria está agora a descansar.
      Este tapete que tenho aqui na sala não dá para pôr na máquina. É mesmo carpete alta e pesada.
      Entretanto já me deixaram várias sugestões que penso testar :)
      Beijinhos e muito lambijinhos da Cereja :)

      Eliminar
  11. Olá Luarte. Parabéns pela Cereja :)
    Vai fazer 2 anos que o Lucas mora lá em casa.
    Primeiro que tudo ele não tem autorização de ir para o sofá. Assim o sofá está sempre limpo para nós nos sentarmos sem ficarmos cheios de pêlos.
    Quanto ao chão é uma desgraça. Tem pelo curto, dourado, mas cai muito. No dia-a-dia não tenho nem paciência nem tempo para o aspirador. Por isso no verão estamos sem tapetes e passo todos os dias uma mopa com uns toalhetes húmidos para limpeza de chão (no Lidl) que são maravilhosos para apanhar o pelo. Cheguei a usar os swiffers mas não fiquei convencida... Ficavam muito pelos para trás. No Inverno coloco um tapete na entrada e outro em frente ao sofá, que são claros e o pêlo é pouco visível mas tenho a canseira de aspirar pelo menos 2x durante a semana para além da limpeza a sério da senhora a dias. O meu aspirador é normal e comprei à tempo um acessório no Lidl para o aspirador que tem umas escovas extra que fazem maravilhas nos tapetes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla! :)
      Obrigada pelo teu testemunho.
      A nossa Cereja também não tem autorização para ir para o sofá. Tentou quando cá chegou mais rapidamente percebeu que não podia e agora nem sequer tenta. Aprendeu muito rápido. O problema é mesmo o chão. Eu agora estou de férias e tempo para andar a aspirar com maior regularidade, mas começando a trabalhar não vai ser assim certamente, porque venho cansada e porque quase sempre trago trabalho para casa. Já algumas leitoras me disseram que no verão optam por retirar os tapetes e tu és mais uma. A ideia até me parece muito sensata e poupa-nos imenso trabalho.
      Não sei se leste os comentários anteriores deste post, mas a Teresa C. recomendou o uso da mopa, que pode ser uma swiffer, mas coloca um pano húmido de microfibras.
      Obrigada pelas tuas sugestões.
      Beijinhos e muitos lambijinhos da Cereja! :)

      Eliminar
    2. Sim li. O pano de microfibras húmido é uma solução (que até é mais económica) mas depois é problema é lavar. Um pano de microfibras cheio de pelo na máquina com o resto da roupa dá direito a pêlos em toda a roupa. Eu tento fazer máquinas só com as mantas do Lucas sem juntar mais nada porque o pelo é mesmo uma praga. Com as toalhitas é limpar e deitar fora :)

      Eliminar
  12. Olá Luarte, nem me fales em pelos, bem sei o que isso é! No nosso caso, restringimos as zonas onde o Buzz podia andar, a sala foi uma delas. Só fica na entrada da sala, junto ao sofá mas não avança. Nota-se logo diferenças! Quanto a tapetes, não temos mas também tenho a rainbow e uso a mopa diariamente. Cheguei a comprar uma vassoura electrica da vileda mas não foi suficiente.
    Pensei em comprar um aspirador vertical para o dia a dia mas a mopa e a restrição de zonas ajuda muito!

    ResponderEliminar
  13. eu tenho um roomba ha 2 anos , o verde, para pelos de animais e nao passo sem ele. Ja agora parabens por adoptar um patudo adulto :)

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)