quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Como trato uma infeção urinária ligeira

Parece de propósito. Em véspera de ir de férias tinha de começar a chocar uma infeção urinária. 

Os sinaizinhos, os primeiros sintomas já cá estão. Aliás, não será difícil adivinhar onde estou sentada a escrever este post. Na sanita, pois está claro! A seguir ao almoço pensei que me estava a dar uma enorme vontade de urinar. Fora de casa, logo que tive oportunidade esvaziei as águas. O desconforto manteve-se e foi-se mantendo e eu impaciente por chegar a casa.

Amanhã vou de férias e não posso deixar isto avançar. Hoje vou beber água como se não houvesse amanhã e vou já tratar da saúde desta infeçãozinha que não podia ter escolhido pior altura. Como? 

Com muitos copos de água e bicarbonato de sódio. Beber muita água ajuda a limpar a bexiga. Outra coisa que faço é dissolver 1 colher de café cheia de bicarbonato de sódio num copo cheio de água. E bebo de uma assentada. Repito até um máximo de três vezes num dia, caso seja mesmo necessário.

É apenas uma mezinha que não tendo qualquer valor científico vale o que vale. A mim tem-me valido nestas horas, quando surgem os primeiros sintomas. Não deixo avançar. É raro apanhar uma infeção urinária, mas de vez em quando é certinho e direitinho. Mas desde que passei a usar o bicarbonato de sódio que os sintomas diminuem passados poucos minutos. Desta forma evito ter de tomar outros remédios mais agressivos.


O que o bicarbonato de sódio faz é alterar o ph da urina, tornando-a mais alcalina. Num ambiente mais alcalino as bactérias não se desenvolvem e, por conseguinte, os sintomas diminuem e tendem a desaparecer. Isto numa infeção ligeira ou leve.

Gosto mais do efeito desta mezinha que o chá de barbas de milho e pés de cereja (outra combinação que resulta da sabedoria popular para tratar este género de problemas). Assim que tomo o primeiro copo de água com bicarbonato de sódio, passados poucos minutos sinto-me logo melhor. 

P.S. Caso as infeções urinárias sejam recorrentes ou avancem para estádios de dor e/ou de desconforto muito acentuado devem ser vistas por um médico para se avaliar a causa e tratar com outro género de medicação.

7 comentários:

  1. Ontem também me queixei do mesmo! E é sempre nas alturas mais despropositadas! E fiquei felicíssima de saber essa mezinha pois nunca tinha ouvido! Para a próxima já sei! Obrigada!

    ResponderEliminar
  2. Oi?! Mas como pode ser tanta coincidência???
    Ontem também estive a braços com o início de uma infecção urinária, e que por acaso tratei com outro remédio caseiro!...
    Amanhã conto a minha batalha. Boas férias!
    Ariana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, Ariana e Luarte, ele há coincidências do caneco!
      Vim parar ao blogue da Luarte, por acaso - e foi um feliz acaso, diga-se de passagem! -, encontrei a Ariana, que já conheço, e andamos todas a padecer do mesmo mal! :-)
      As melhoras para ambas!

      Eliminar
  3. Olá, já conhecia os efeitos benéficos do chá de barbas de milho, mas não do bicarbonato de sódio. Obrigada pelo ensinamento! :)

    ResponderEliminar
  4. Que remédio fantástico e muito ,melhor que tomar medicamentos!!

    ResponderEliminar
  5. Rápidas melhoras e boas férias :)

    ResponderEliminar
  6. Fiquei surpreendida com esta dica pois uma urina com pH elevado favorece o desenvolvimento de infecções urinárias! Eu costumo tomar vitamina C aos primeiros sintomas...

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)