segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Tratar naturalmente o herpes labial

Eu sou uma das infelizes contempladas que em criança contraiu herpes labial. Apesar de ser possível contrair o vírus na idade adulta, a probabilidade é bem maior quando se é criança. O contágio faz-se a partir de fluídos corporais infetados.

E uma vez com herpes labial, toda a vida com herpes labial. 

A partir do momento em que se contrai o vírus ele passa a ser um hospedeiro indesejado no nosso corpo. A maior parte do tempo dorme, e não há lembrança que ele lá está. Mantem-se latente mas inativo. Depois quando encontra uma janela aberta, ele acorda. Basta uma fase de maior stress, cansaço, debilidade física ou psicológica para ele se espreguiçar e ficar ao rubro.

Quem padece deste mal, sabe o quanto é chato, incómodo, às vezes doloroso e altamente inestético.

Primeiro começa-se com uma sensação de ardor, formigueiro ou comichão numa zona específica do lábio que passa a apresentar um ligeiro inchaço. 

Herpes labial

Depois começam a aparecer pequeninas vesículas vermelhas cheias de líquido. A seguir estas fundem-se e formam uma crosta amarelada que só sara dentro de cerca de duas semanas. Sendo a boca uma zona naturalmente húmida pelo contacto com a saliva, líquidos e comida a crosta muitas vezes cai, a ferida sangra e todo o processo de cicatrização torna-se muito moroso.

Não existe cura, mas existem tratamentos que podem ajudar a abrandar a fase ativa do vírus, a diminuir o tempo de recuperação e até a prevenir o seu aparecimento.

Lembro-me que um dos meus maiores receios é que o herpes labial me atacasse em véspera de casamento. Então para evitar tal infortúnio tomei um medicamento para prevenir e ter a garantia que ele não me iria visitar nesta altura.

Em termos de tratamento o mais conhecido é o Zovirax em pomada que pode ser aplicado diariamente para aliviar os sintomas e também aqueles pensos invisíveis, tipo Compeed. 

Comigo esses tratamentos sempre foram uma treta. Nunca surtiram grande efeito.

Já experimentei de tudo. Desde os medicamentos passando pelas mesinhas. A aplicação de gelo aos primeiros sintomas, esfregar cinzas de cigarro, sumo de limão. Eu sei lá, já perdi a conta...

Mas aquele que melhor resultou comigo foi o alho.

Garlic cloves … do you know your varieties?

O alho é um poderoso antibiótico natural. É excelente para infeções porque atua como desinfectante, anti-fungíco e bactericida.

Logo aos primeiros sinais de herpes labial corto um dente de alho ao meio e esfrego a parte interior na zona infectada durante alguns segundos. Pouco depois começo a sentir um ardor. A parte húmida do alho, aquele suco natural, já penetrou na pele e começa a fazer efeito. O herpes para de se desenvolver e começa a secar.

Para mim é excelente e surte mesmo efeito.

Ainda no sábado de manhã dei conta que o meu vírus tinha acordado e ataquei-o com alho. Apliquei apenas duas vezes o mesmo alho. O herpes estagnou. Basta cortar uma fatia fininha no dente de alho já usado, para voltarmos a ter o alho fresco e em condições para aplicar novamente. Não há necessidade a cada aplicação de usar um dente de alho novo.

Beijinhos e boa semana.

22 comentários:

  1. Olá Luarte,
    Também sofro desse mal e o que uso é Zovirax.
    Ás vezes não tinha e, esfregava o dedo molhado em álcool ou então vinagre.
    Mas o que me resulta é mesmo o Zovirax (tenho sempre a bisnaga pequenina na carteira), assim que começa o formigueiro... é logo...
    A parte chata é andar assim na rua... mas paciência, já nem ligo...
    Quando voltar va acontecer e se estiver em casa, vou experimentar a tua dica...
    Obrigada pela partilha.
    Bjs e festinhas,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  2. confere, eu vi a evolução, ou melhor, a regressão do herpes :)
    vou passar a receitar aos amigos!

    ResponderEliminar
  3. Detergente da loiça, ou sabonete liquido remédio santo! Tambem ja experimentei o alho mas nao foi tao eficaz! Dorw

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem que deixa o detergente em cima da herpes ou tem que só passa e tira ?????

      Eliminar
  4. Mas que boa ideia!
    Esse desgraçado apanhou-me mesmo na véspera do meu casamento... e o que me safou no dia, foi mesmo o zovirax "tipo compeed"...
    Mas já não safou na lua de mel, porque esqueci-me de levar...
    Para a próxima vou experimentar o alho!

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pela dica que não conhecia. O zovirax comigo resulta mas quando estive grávida substitui por óleo da folha do chá verde (compra-se em ervanárias) e também me deu resultado.

    ResponderEliminar
  6. Ai tão chato !!!
    A mim também me calhou ser brindada com um herpes em pequena , e pelo menos uma vez por ano ele volta para dar o ar de sua graça ... só eu é que não lhe acho gracinha nenhuma !
    O Zovirax em mim é top , funciona mesmo , mas o alho é um tratamento natural , fará melhor de certeza , só não vou desejar experimenta-lo tão cedo , percebes não é ? :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá Lulu,já tinha ouvido falar no alho, mas como não suporto o cheiro ( e sofro desse mal desde criança...) a minha técnica é o álcool. Sempre que sinto aquele ardor e formigueiro, coloco um algodão humedecido em álcool e esfrego com movimentos circularesdurante um bocadinho.
    Fica um pouco vermelho parece que a queimar, mas não deixa avançar e fica logo por ali!
    Não cria a borbulha nem o inchaço... que é bastante incómodo. Tive alturas em que nem podia ir à escola tal era o tamanho da minha boca, sim por norma nunca tinha apenas um e por isso tenho os lábios com tantas imperfeições. Até na cara tinha, perto do nariz e nas bochechas, felizmente nunca perto dos olhos!

    Se soubesse desta técnica em miúda nunca tinha passado por tanto.

    Experimenta ;)

    ResponderEliminar
  8. Eu também faço parte do teu grupo Luarte :)
    Apesar que agora não tenho com tanta frequência :) Mas não me safei da véspera do casamento, em que o tal acordou!! É verdade, depois desse dia, acho que quando tenho herpes já não me incomodam tanto ;D ;D
    E também já experimentei mil e uma coisas e nada, mas duma próxima que o desgraçado se lembre, vou experimentar o alho :)

    ResponderEliminar
  9. Olá, sou a Isabel e acompanho o seu blog há algum tempo, sou aliás leitora assídua de muitos outros blogs diáriamente, e, como tal decidi criar um sítio onde divulgo os blogs que acompanho, (mas apenas escritos por portugueses, estejam onde estiverem) sejam eles de receitas, artesanato, fotografias, moda, decoração, opiniões ou relatos.

    Faço um pequeno tópico onde convido á visita dos blogs, com hiperlink bem visível, de alguns posts do dia.

    Não faço reprodução de fotos nem textos dos autores, leio, divulgo e comento.
    (Todas as fotos publicadas no meu blog são da minha autoria.)

    É um blog diferente de todos os outros, acaba de nascer, mas que me faz feliz.

    Estou em "Conchas e Búzios" (http://conchasebuzios.blogspot.pt/).

    Resta-me apenas parabenizar o seu trabalho e agradecer uma visita ao meu cantinho quando for oportuno.

    Isabel Guerreiro
    iguerreiro2002@gmail.com

    ResponderEliminar
  10. Gente a melhor solução é o detergente de louça ou sabão em líquido , eu passei e funcionou ele seca aos poucos e evita o vermelhao , mais vcs nm podem fikar nervosos ou estressados pq ai não funciona nm devem se preocupar

    ResponderEliminar
  11. Gente oq é bom msm é detergente de louça ou sabão líquido , cmg funcionou o alho só fez cm que ardesse mais e mais ee piorasse fikei 1 hr e meia na NET procurando solução e achei essa do sabão líquido ou detergente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Perfeito...usei e na manhã seguinte tinha nada. Ainda bem algo que funciona.

      Eliminar
  12. Gente acordei ontem com a malvada bolha e fiquei desesperada, li sobre detergente corri pra passar, além de não crescer mais, hoje no dia seguinte praticamente não dá pra ver. Perfeito melhor q alho, leite e tudo q ja usei, passei o dia todo, lembrava e colocava, minha boca ficou um pouco ressecada mas não da pra ver só eu sinto. Recuperação super rápida. Não rasguem as bolhas, não coloquem nada, não funciona...eu sei. Mas o detergente me surpreendeu graças a Deus. Recomendo

    ResponderEliminar
  13. Não sei a quem agradecer... mas o melhor método sem duvida alguma é o detergente ou sabao. Funciona de verdade. So colocar ao longo do dia uma camada fina de detergente, e rapidamente elas começam a secar!

    ResponderEliminar
  14. eu engulo um dente de alho

    ResponderEliminar
  15. Gente eu to vendo todo mundo falar desse detergente.. Mas ninguém fala como usar.. Eu coloco e fico esfregando ?ou só coloco e deixo agir? é o detergente tipo o (limpol)? ou tem que ser limpa alumínio?

    ResponderEliminar
  16. Gente usei o detergente e realmente deu certo
    tb faço parte do grupo dessas bolhas inesperadas. Aff!

    ResponderEliminar
  17. Bom dia! Usei o alho minha boca ficou machucada, parecendo q assou ... Vou experimentar o detergente. Bjos

    ResponderEliminar
  18. Oi gente tbm.sofro com essas bolhas ....o melhor resultadoate agora foi o detergente ....e a noite compressa de cha de camomila...vi resultado melhor do que com o aciclovir pomada e comprimido ...passo o detergente durante o dia e o cha anoite...resultado super rapido...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coloca o detergente em cima e deixa e ?? Ou só lava ??

      Eliminar
  19. Coloca o detergente em cima dá bolha e deixa... É muito bom estou intercalando com bismujet que também é ótimo! Também estou com uma bolha e o que está me safando é o detergente e o bismujet recomendo gente 😘

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)