segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Tratar naturalmente o herpes labial

Eu sou uma das infelizes contempladas que em criança contraiu herpes labial. Apesar de ser possível contrair o vírus na idade adulta, a probabilidade é bem maior quando se é criança. O contágio faz-se a partir de fluídos corporais infetados.

E uma vez com herpes labial, toda a vida com herpes labial. 

A partir do momento em que se contrai o vírus ele passa a ser um hospedeiro indesejado no nosso corpo. A maior parte do tempo dorme, e não há lembrança que ele lá está. Mantem-se latente mas inativo. Depois quando encontra uma janela aberta, ele acorda. Basta uma fase de maior stress, cansaço, debilidade física ou psicológica para ele se espreguiçar e ficar ao rubro.

Quem padece deste mal, sabe o quanto é chato, incómodo, às vezes doloroso e altamente inestético.

Primeiro começa-se com uma sensação de ardor, formigueiro ou comichão numa zona específica do lábio que passa a apresentar um ligeiro inchaço. 

Herpes labial

Depois começam a aparecer pequeninas vesículas vermelhas cheias de líquido. A seguir estas fundem-se e formam uma crosta amarelada que só sara dentro de cerca de duas semanas. Sendo a boca uma zona naturalmente húmida pelo contacto com a saliva, líquidos e comida a crosta muitas vezes cai, a ferida sangra e todo o processo de cicatrização torna-se muito moroso.

Não existe cura, mas existem tratamentos que podem ajudar a abrandar a fase ativa do vírus, a diminuir o tempo de recuperação e até a prevenir o seu aparecimento.

Lembro-me que um dos meus maiores receios é que o herpes labial me atacasse em véspera de casamento. Então para evitar tal infortúnio tomei um medicamento para prevenir e ter a garantia que ele não me iria visitar nesta altura.

Em termos de tratamento o mais conhecido é o Zovirax em pomada que pode ser aplicado diariamente para aliviar os sintomas e também aqueles pensos invisíveis, tipo Compeed. 

Comigo esses tratamentos sempre foram uma treta. Nunca surtiram grande efeito.

Já experimentei de tudo. Desde os medicamentos passando pelas mesinhas. A aplicação de gelo aos primeiros sintomas, esfregar cinzas de cigarro, sumo de limão. Eu sei lá, já perdi a conta...

Mas aquele que melhor resultou comigo foi o alho.

Garlic cloves … do you know your varieties?

O alho é um poderoso antibiótico natural. É excelente para infeções porque atua como desinfectante, anti-fungíco e bactericida.

Logo aos primeiros sinais de herpes labial corto um dente de alho ao meio e esfrego a parte interior na zona infectada durante alguns segundos. Pouco depois começo a sentir um ardor. A parte húmida do alho, aquele suco natural, já penetrou na pele e começa a fazer efeito. O herpes para de se desenvolver e começa a secar.

Para mim é excelente e surte mesmo efeito.

Ainda no sábado de manhã dei conta que o meu vírus tinha acordado e ataquei-o com alho. Apliquei apenas duas vezes o mesmo alho. O herpes estagnou. Basta cortar uma fatia fininha no dente de alho já usado, para voltarmos a ter o alho fresco e em condições para aplicar novamente. Não há necessidade a cada aplicação de usar um dente de alho novo.

Beijinhos e boa semana.

49 comentários:

  1. Olá Luarte,
    Também sofro desse mal e o que uso é Zovirax.
    Ás vezes não tinha e, esfregava o dedo molhado em álcool ou então vinagre.
    Mas o que me resulta é mesmo o Zovirax (tenho sempre a bisnaga pequenina na carteira), assim que começa o formigueiro... é logo...
    A parte chata é andar assim na rua... mas paciência, já nem ligo...
    Quando voltar va acontecer e se estiver em casa, vou experimentar a tua dica...
    Obrigada pela partilha.
    Bjs e festinhas,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  2. confere, eu vi a evolução, ou melhor, a regressão do herpes :)
    vou passar a receitar aos amigos!

    ResponderEliminar
  3. Detergente da loiça, ou sabonete liquido remédio santo! Tambem ja experimentei o alho mas nao foi tao eficaz! Dorw

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem que deixa o detergente em cima da herpes ou tem que só passa e tira ?????

      Eliminar
  4. Mas que boa ideia!
    Esse desgraçado apanhou-me mesmo na véspera do meu casamento... e o que me safou no dia, foi mesmo o zovirax "tipo compeed"...
    Mas já não safou na lua de mel, porque esqueci-me de levar...
    Para a próxima vou experimentar o alho!

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pela dica que não conhecia. O zovirax comigo resulta mas quando estive grávida substitui por óleo da folha do chá verde (compra-se em ervanárias) e também me deu resultado.

    ResponderEliminar
  6. Ai tão chato !!!
    A mim também me calhou ser brindada com um herpes em pequena , e pelo menos uma vez por ano ele volta para dar o ar de sua graça ... só eu é que não lhe acho gracinha nenhuma !
    O Zovirax em mim é top , funciona mesmo , mas o alho é um tratamento natural , fará melhor de certeza , só não vou desejar experimenta-lo tão cedo , percebes não é ? :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá Lulu,já tinha ouvido falar no alho, mas como não suporto o cheiro ( e sofro desse mal desde criança...) a minha técnica é o álcool. Sempre que sinto aquele ardor e formigueiro, coloco um algodão humedecido em álcool e esfrego com movimentos circularesdurante um bocadinho.
    Fica um pouco vermelho parece que a queimar, mas não deixa avançar e fica logo por ali!
    Não cria a borbulha nem o inchaço... que é bastante incómodo. Tive alturas em que nem podia ir à escola tal era o tamanho da minha boca, sim por norma nunca tinha apenas um e por isso tenho os lábios com tantas imperfeições. Até na cara tinha, perto do nariz e nas bochechas, felizmente nunca perto dos olhos!

    Se soubesse desta técnica em miúda nunca tinha passado por tanto.

    Experimenta ;)

    ResponderEliminar
  8. Eu também faço parte do teu grupo Luarte :)
    Apesar que agora não tenho com tanta frequência :) Mas não me safei da véspera do casamento, em que o tal acordou!! É verdade, depois desse dia, acho que quando tenho herpes já não me incomodam tanto ;D ;D
    E também já experimentei mil e uma coisas e nada, mas duma próxima que o desgraçado se lembre, vou experimentar o alho :)

    ResponderEliminar
  9. Gente a melhor solução é o detergente de louça ou sabão em líquido , eu passei e funcionou ele seca aos poucos e evita o vermelhao , mais vcs nm podem fikar nervosos ou estressados pq ai não funciona nm devem se preocupar

    ResponderEliminar
  10. Gente oq é bom msm é detergente de louça ou sabão líquido , cmg funcionou o alho só fez cm que ardesse mais e mais ee piorasse fikei 1 hr e meia na NET procurando solução e achei essa do sabão líquido ou detergente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Perfeito...usei e na manhã seguinte tinha nada. Ainda bem algo que funciona.

      Eliminar
  11. Gente acordei ontem com a malvada bolha e fiquei desesperada, li sobre detergente corri pra passar, além de não crescer mais, hoje no dia seguinte praticamente não dá pra ver. Perfeito melhor q alho, leite e tudo q ja usei, passei o dia todo, lembrava e colocava, minha boca ficou um pouco ressecada mas não da pra ver só eu sinto. Recuperação super rápida. Não rasguem as bolhas, não coloquem nada, não funciona...eu sei. Mas o detergente me surpreendeu graças a Deus. Recomendo

    ResponderEliminar
  12. Não sei a quem agradecer... mas o melhor método sem duvida alguma é o detergente ou sabao. Funciona de verdade. So colocar ao longo do dia uma camada fina de detergente, e rapidamente elas começam a secar!

    ResponderEliminar
  13. eu engulo um dente de alho

    ResponderEliminar
  14. Realmente o dergente ajuda mto , começou ontem eu ja comprei o aciclovir e comecei a tomar e passar a pomada , mas a pomada nao da mto resultado, ai vi aqui sobre o detergente e passei , na hora as bolinhas diminuiram e hj ja amanheceram como uma casquinha quase seca; obrigado pela dica.

    ResponderEliminar
  15. Gente eu to vendo todo mundo falar desse detergente.. Mas ninguém fala como usar.. Eu coloco e fico esfregando ?ou só coloco e deixo agir? é o detergente tipo o (limpol)? ou tem que ser limpa alumínio?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vc passa e deixa ficar, como se fosse uma pomada.

      Eliminar
  16. Gente usei o detergente e realmente deu certo
    tb faço parte do grupo dessas bolhas inesperadas. Aff!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade o famoso DETERGENTE FUNCIONA , estava com bolhas horríveis encima do lábio passei o alho mas não adiantou pelo ao contrário piorou , super apoio o.uso do detergente murcha as bolhas e fica c um aspecto queimado mas.aos poucos vai saindo ótimo

      Eliminar
  17. Gente explica como aplicar o detergente, e me informa se serve qualquer um por favor!! Estou no segundo dia de herpes, nunca tive isso to desesperada, ontem estava aa bolinhas hj tá uma bolha enorme coçando muito!!!!

    ResponderEliminar
  18. Bom dia! Usei o alho minha boca ficou machucada, parecendo q assou ... Vou experimentar o detergente. Bjos

    ResponderEliminar
  19. Oi gente tbm.sofro com essas bolhas ....o melhor resultadoate agora foi o detergente ....e a noite compressa de cha de camomila...vi resultado melhor do que com o aciclovir pomada e comprimido ...passo o detergente durante o dia e o cha anoite...resultado super rapido...

    ResponderEliminar
  20. Oi gente tbm.sofro com essas bolhas ....o melhor resultadoate agora foi o detergente ....e a noite compressa de cha de camomila...vi resultado melhor do que com o aciclovir pomada e comprimido ...passo o detergente durante o dia e o cha anoite...resultado super rapido...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Coloca o detergente em cima e deixa e ?? Ou só lava ??

      Eliminar
    2. Deixa o detergente secar no local afetado pela herpes, mas somente no local onde há uma bolinha que você sabe que dará a ferida, pq resseca um pouco o lábio. Repita a ação sempre que o detergente secar.

      Eliminar
    3. Oi!tenho herpes desde que existo!!!! Nao aguento nao saio de casa por nada só choro. E fico dando desculpas aos amigos e por meu namorado. Um saco! Ja me falaram que argila verde tb é bom! So que o meu ja tava em um estágio avançado ai nao sei se realmente é bom! Apareceu agora e eu ia sair o que eu faço????? Passei detergente vai inchar????????? Socorro

      Eliminar
    4. Oi!tenho herpes desde que existo!!!! Nao aguento nao saio de casa por nada só choro. E fico dando desculpas aos amigos e por meu namorado. Um saco! Ja me falaram que argila verde tb é bom! So que o meu ja tava em um estágio avançado ai nao sei se realmente é bom! Apareceu agora e eu ia sair o que eu faço????? Passei detergente vai inchar????????? Socorro. Como eu ja tive muitas vezes nujca sei o q funciona pq eu semprr estouro as bolhas e ai demora mais. Agr so coloquei o detergente.

      Eliminar
    5. Gente coloquei o detergente mas tá mas inchado e vermelho é normal?

      Eliminar
  21. Coloca o detergente em cima dá bolha e deixa... É muito bom estou intercalando com bismujet que também é ótimo! Também estou com uma bolha e o que está me safando é o detergente e o bismujet recomendo gente 😘

    ResponderEliminar
  22. DETERGENTE funciona mesmo!
    Ontem eu senti a famosa pinicação no lábio superior, passei uma gota de detergente (só na área q eu sabia que apareceria a bolha) e deixei secar, repeti 3X até dar o horário de dormir, quando fui dormir passei pomada aciclovir e deixei por cima do detergente seco mesmo. Ao acordar não havia bolha, só estava avermelhado e um pouco inchado e não coçava mais,mas se eu não tivesse passado nada estaria bem pior, creio q não irá evoluir a ferida. Gostei do resultado!

    ResponderEliminar
  23. Pessoal, já fiz o teste duas vezes do detergente e nas duas vezes a herpes labial só secou quando eu usei o detergente da limpol, o detergente Ypê não secou as bolinhas.

    ResponderEliminar
  24. Gente... passei detergente e incrivelmente as bolhas não chegaram nem a estourar em 2 dias elas pararam de coçar,doer e secaram

    ResponderEliminar
  25. Gente... realmente divino o detergente a minha ja estava enchada e com bolhas.. mas mesmo assim fui colocando o detergente.. a noite já estava bem muchinha.. cheio q n vai virar aquelas feridas rigorosas. Obg pela dica.

    ResponderEliminar
  26. Gente é realmente divino o detergente a minha ja estava enchada e com bolhas passei o detergente o dia inteiro secava eu colocava e a noite as bolhas ja estavam bem muchinhas e sem enchaco.. creio q n vai ficar aquela ferida orrorosa

    ResponderEliminar
  27. Oi gente... li todos os comentários.
    Como isso afeta nossa vida e nossa alto estima.
    Vi muitos comentários sobre o detergente.
    Passei agora é tô orando pra da certo.
    Passo depois pra dizer como foi...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai da certo!! Confia! Da última vez que passei o detergente , ele sarou em 5 dias. Engraçado que fica a marca da cicatriz em mim,n sei em vcs. Mesmo o detergente secando.

      Eliminar
  28. Eu namoro há dois anos,meu namorado nunca descobriu, e graças a Jesus ele n se contaminou ainda com essa bendita doença. O detergente, é incrível! Sempre tô pesquisando na internet e foi a única solução q achei, de sarar mais rápido. Ontem , a noite apareceu umas bolhinhas, imediatamente passei o detergente e tomei um comprimido de enax. As vezes me falta desculpa,pra fugir do meu namorado. Dessa agora,já não sei o que dizer... P n ter relação com ele. É terrível isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fala a verdade, amiga. Se ele é o homem certo pra ti ele vai entender. Eu tive minha primeira crise há quatro meses, com 24 anos... A primeira coisa que eu fiz foi chorar pro meu marido (é, morando junto não é como se eu fosse poder esconder, eu sei). Ele me consolou, disse que eu estava linda (mentiroso!). Aposto que seu namorado vai entender também (:

      Eliminar
  29. a primeira vez que apareceu no cantoo da boca foi em 2013, nunca fui no médico mas de tanto ler já sei que é ... toda vez que alguém mepergunta oque aconteceu com sua boca eu digo não sei acho q é alergia, to preocupada, não tenho namorado mas se um dia eu tiver já penso como contar ou nem quero ter um kk, ando triste, toda vez que isso aparace meu dia acaba, tentei o alho ontem acordei pior que dormi, hoje comprei uma pomada... vou testar o detergente odeio quando acontece isso, toda vez fica uma ferida feia :( é deprimente, me sinto um lixo sem chão... ;´(

    ResponderEliminar
  30. O detergente funciona quando ela já está com casca ?

    ResponderEliminar
  31. Passei o alho desde de 17h já sai 23h e nada de melhoras, vi os comentários e estou fazendo o teste com detergente.depoia volto p dizer se deu certo.

    ResponderEliminar
  32. Já tive essas feridinhas boca,não sabia que era herpes labial, eu passo manteiga de cacau, elas somem ,passar bastante em cima,quando ver que vai sair, eu tenho um batom de manteiga de cacau e esfrego direto, faz muito tempo que elas não voltam , e também é natural

    ResponderEliminar
  33. passei alho e essa porra ta inchada e queimada por mais de 3 meses.. e tomando aciclovir 400mg a 3 meses

    ResponderEliminar
  34. "Sofro com isso tbm, herpes, quando foi ao um sitio, ou praia, posso apenas molhar minhas pernas se molho o corpo todo, apos dois dias veem a herpes, to tomando Aciclovir,e vou passar o detergente, amanhã conto, se deu certo ou se e mito.".

    ResponderEliminar
  35. passei sabonete liquido a tarde em cima da bolha, e ja estou vendo resultados.

    ResponderEliminar
  36. Li em uma reportagem que era pra dormir com uma pasta de alho na boca, acordei com o lábio inchado parecendo uma picada de abelha, então não recomendo

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)