quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Iogurte líquido sem iogurteira

Há dois dias coloquei uma publicação na página do Facebook a dar conta que estava a fazer iogurte Líquido sem iogurteira.

Esta técnica não é nova. Eu já tinha partilhado no blog este método tão simples e tão acessível a quem queira experiementar e não tenha iogurteira ou que tenha e queira experimentar na mesma.

Eu tenho iogurteira, mas para certos iogurtes não é prática, nomeadamente para iogurtes gregos e líquidos. Isto porque eu preciso de um único recipiente e na minha iogurteira tradicional eu sou obrigada a repartir por 6 pequenos potes.

Para fazer Iogurte Líquido utilizo exatamente o mesmo método que já aqui tinha partilhado para fazer o Grego. A única diferença é que para o líquido reduzo cerca de 2 horas no tempo de fermentação e não faço a coalhada.


Ingredientes:

1 litro de leite meio gordo
2 colheres de chá de iogurte.

Preparação:

1) Levar o leite ao lume e assim que começar a formar bolhas de lado desligue. Verta o leite para dentro de um recipiente de vidro ou cerâmica (evite o plástico e o metal) e deixe arrefecer um pouco.

2) Retire a nata que se vai formando na supérfície do leite e caso não tenha um termómetro de cozinha, faça como eu e vá introduzindo o dedo indicador no leite. Quando conseguir aguentar até 10 segundos o calor, então o leite está à temperatura ideal para se colocar os lactobacilos.

3) Coloque as duas colheres de iogurte de compra ou caseiro dentro do leite e emulsione com uma vara de arames.

4) Tape o recipiente com uma tampa ou com um simples prato. 

6) Pré-aqueça o forno a 180º C durante 1 minuto e desligue. Deixe a luz do forno acessa.

7) Embrulhe o recipiente numa pequena manta bem quentinha e coloque dentro do forno.


Recomendo também a leitura deste outro post aqui porque é das melhores descobertas que fiz na área dos iogurtes.

Eu faço iogurte natural que pode ou não ser adoçado com açúcar amarelo.

Outras vezes adoço e dou sabor com compotas de fruta, sem qualquer adição de açúcar.

Prometo que numa próxima publicação partilharei a receita  de uma dessas compotas. São espetaculares.

Ainda voltando ao iogurte líquido. Terminada a fermentação coloco o iogurte numa garrafa de litro e guardo no frigorífico por cerca de 8 a 10 dias.


Normalmente o que faço, caso pretenda com sabor de fruta é colocar uma colher de compota no fundo de um copo, verto o iogurte mexo com uma colher e bebo.

Também pode ser triturada fruta ou partida em pequeninos pedaços e adicionada ao nosso iogurte.

Dá para inventar ao gosto de cada um.

Para mim todas as opções são preferíveis aos iogurtes líquidos de venda que são super adoçados.

E então naqueles dias em que se quer levar o iogurte connosco na mala? É só colocar uma colher de chá de compota numa garrafinha pequena de vidro (como estas que arranjei) ou de plástico por exemplo, verter o iogurte e fechar. Na hora de consumir é agitar para misturar e beber. 

Beijinhos

2 comentários:

  1. Um dia hei-de ganhar coragem (e vontade) de fazer os meus próprios iogurtes!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada por relembrares!
    Comecei a fazer os meus depois da tua primeira publicação; é verdade que por vezes sou preguiçosa nessas coisas, mas realmente não custa nada. É só escolher o timming certo.
    Engraçado que a única vez que tentei iogurte líquido estragou-se não percebi porquê. O sólido ficou ótimo; o líquido não.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)