quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Naquele dia...

Naquele dia, que prometia ser um dia quente de outono, chegámos cedo ainda antes da hora marcada. Estacionámos o carro e confirmámos a morada. Era ali. Aguardámos a chegada da equipa da Segurança Social que nos acompanhou durante o processo. O coração começava a bater forte. Era hoje.

Finalmente chegaram. E nós lá seguimos em comitiva para o interior onde nos aguardava a restante equipa que ainda não conheciamos. 

Entre outras coisas, contaram-nos que com o nervosismo a tua noite tinha sido mais agitada e tinhas feito xixi na cama. Sorrimos. Eu e o teu pai sorrimos. Também nós se fossemos crianças... Aliás, eu estava ali naquela sala cheia de nervos miudinhos a consumirem-me por dentro e sabe deus o reboliço que me ia na barriga.

Àquela hora o centro de acolhimento estava vazio de crianças. Já tinham ido todas para a escola, exceto tu que aguardavas a nossa chegada.

Eu não imagino o teu coração quando a campainha tocou. Tu já sabias que estávamos para chegar e que assim que a campainha tocasse seríamos nós.

Disseram-nos que embora estivesses muito excitado e muito contente com a ideia de teres pais, a tua reação num primeiro encontro poderia ser muito diferente do expectável. Poderias retrair-te. Recusares aproximar-te de nós. Ficares em silêncio. Chorares. Mil e um cenários… Era melhor estarmos preparados. Enquanto adultos teríamos de ser nós a dar o primeiro passo e a pouco e pouco conquistar a tua confiança.

E chegou a hora. A psicóloga que te acompanhou encaminhou-nos para a sala dos brinquedos. De sorriso franco e meigo pediu-nos que ficássemos à vontade e que aguardássemos um bocadinho que tu já vinhas.

Nessa altura o coração já empurrava o peito para a frente. Já não tinha sítio onde pudesse caber. Naquele momento senti que já estava fora de mim e era maior do que eu. Eu nunca vivi um parto, mas vivi o momento em que te conheci, em que tu finalmente nasceste para mim. Para nós. E não há palavras que possam descrever o que se sente e o que se vive.

Primeiro ouvi-te os passinhos apressados a descer as escadas. E nós ali de pé à tua espera, sem saber muito bem o que fazer e onde pôr as mãos. Porque nunca se sabe. Nunca se sabe nada nestes momentos...

E de repente a porta abre e num segundo tu olhas para nós e corres em direção ao teu pai e abraçá-lo. 

A tua cara e a tua cabeça coladas ao corpo dele à procura do colo, do aconchego. Os teus braços pequeninos a quererem abraçar o pai, naquele abraço tão apertado que não chegava para tanto tamanho.

E nesse instante eu pus-me de cócoras para ficar do teu tamanho. Ainda abraçado ao pai tu voltaste-te para mim. O pai também se pôs de cócoras. Naquele momento éramos todos tão pequeninos perante a grandeza e os mistérios da vida, daquilo que nos estava a acontecer.

Tu olhavas para mim e não dizias nada. Era um olhar brilhante, doce, tão cheio de ternura. Não desviaste o olhar. Olhaste-me nos olhos como que a gravar no teu olhar a minha cara. E eu gravei as tuas linhas, os teus olhos castanhos. Grandes. Num segundo, concentrei-me na tua respiração, fixei-me na tua boca pequenina e tão minuciosamente desenhada e perguntei-te: 

“Sabes quem somos?”

E tu timidamente respondeste baixinho: “É a mamã e o papá!”.

Fiquei sem conseguir engolir. Abracei-te e tu abraçaste-me. E eu beijei-te e ficámos ali os três abraçados num abraço urgente. E assim de repente nasceste e abriu-se em mim a força desse abraço que abraça o mundo. Ali tu, a tua presença, tomou conta do meu coração materno, acabadinho de nascer. Ali eu nasci para ti, tua mãe. E tu para mim, meu tesouro sagrado, meu mistério fecundo.

Pegaste-nos pela mão aos dois e guiaste-nos para a rua naquele teu jeito ingénuo e confiante de quem sabe tudo o que havia a fazer. As crianças sabem tudo. Os adultos não sabem nada. E nós fomos contigo. Tu tão pequeno e tão crescido.

Começaste a fazer bolas de sabão e ensinaste-nos ali a sermos o que tu querias que nós fossemos. E já éramos todos a fazer bolas de sabão redondinhas, leves, transparentes e passageiras... 

(imagem retirada da internet)

E tu rias. Rias tanto. Nunca mais vou esquecer o teu riso e o som do teu riso, enquanto olhavas para nós e corrias atrás das bolinhas, como se corresses atrás de minúsculos arco-íris. E vinhas de novo, sempre de novo abraçar-te a nós. O que é a felicidade? Quem sabe mais sobre a felicidade do que as bolinhas de sabão e a criança que corre atrás delas? Essas bolinhas, pequenas e singelas metáforas da vida.

Nas minhas memórias, guardarei para sempre o teu riso e o teu sorriso dentro de uma bolinha de sabão.


Ali rimos contigo. Rimos contigo de verdade. E tudo ali foi verdade de tão simples e autêntico que foi. Como aquelas bolinhas de sabão cintilantes e molhadas, cheias de risos e doces gargalhadas, cheias de cores a moverem-se e a dançarem ao vento. Ali dentro de cada uma delas o nosso mundo, a explodir de verão em pleno mês de outubro.

16 comentários:

  1. Querida Luarte tive que conter as minhas lágrimas para não desatar a chorar no Trabalho. Que lindas as tuas palavras a tua descrição. Que momento emocionante e bonito muitos
    parabéns ❤️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente... ler isto no trabalho é dose! Estou aqui com um nó na garganta e a morder o labio... para segurar as lágrimas que teimam!
      Muitos parabéns Luarte!
      Muitas felicidades! ♥

      Eliminar
  2. ohhh impossível não chorar... De alegria...

    ResponderEliminar
  3. Que texto maravilhoso, que momento Lindo!! Estou sem palavras, também sou mãe, é a melhor coisa do mundo!! Desejo-vos muitas felicidades❤ parabéns!!

    ResponderEliminar
  4. Eu tentei mas não se contiveram as lágrimas, sou mãe abençoada de duas raparigas uma de 21 e 7 vivi a emoção de nascer mas também de perder nada é mais forte do que ver nascer não só de dentro de nós mas alguém a quem prometemos Amar para o resto das nossas vidas, assim com o verdadeiro sentido da palavra Bênção é que desejo que o mundo se abra para vós e para o v/ filho com a mesma grandeza de cada palavra que li desejo de coração que cada dia cada bola de sabão represente o Amor que ali nasceu a cumplicidade de um abraço seja o laço de uma vida a trés recheada de momentos abençoados Parabéns pelos Pais que são Parabéns pelo Amor que dão ao v filho abençoados Pais que teem tanto Amor para dar como abençoado o Filho que o recebe beijinhos aos 3 dentro de milhares de bolas de sabão

    ResponderEliminar
  5. Também eu não pude conter as lágrimas, mas ao mesmo tempo um sorriso por sentir essa vossa felicidade. Momento lindo!Tudo de bom.�� Alexandra

    ResponderEliminar
  6. Não consegui conter as lagrimas, mas foram de alegria, e de partilhares esse momento lindo, estou muito feliz por vocês e por esse doce menino. beijinhos no coração e abraços apertados. Tânia Neves Moreira

    ResponderEliminar
  7. ohhh que delicia este amor tão gigante... derreti, arrepiei-me toda e chorei de alegria por vocês, pelo vosso menino! ♥♥
    vou partilhar lá no blog este teu texto como inspiração para o fim-de-semana! bjos doces

    ResponderEliminar
  8. Nem sei o que escrever depois de tanta intensidade nas suas palavras, choro porque sinto que os vossos coraçoes estão do tamanho do mundo de amor, amor infinito, amor de PAIS. Beijinhos e muitas felicidades :)

    ResponderEliminar
  9. Que texto emocionante e tão cheio de amor... Chorei a lê-lo. Desejo tudo do melhor que a vida vos possa reservar, que sejam sempre felizes. Beijinho grande. Joana.

    ResponderEliminar
  10. Que espetáculo... que mágico...
    Muitas felicidades... não consigo dizer mais nada ;)

    ResponderEliminar
  11. Não consigo imaginar um parto mais lindo do que o teu <3

    ResponderEliminar
  12. Tão lindo e bom ! Que Deus vos proteja.

    ResponderEliminar
  13. E choro de coração cheio...muito feliz por esta família que nasceu. ❤️❤️

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)