quarta-feira, 21 de março de 2018

É um caso sério este bolo de chocolate

Já experimentei este bolo 3 vezes e das 3 em aniversários. Por isso já me acho com legitimidade para afirmar que este é o meu bolo de chocolate de eleição.

Há um outro também muito bom que já tinha colocado aqui. Mas este que vos trago hoje tem ali um "je ne sais quoi" que o torna um bolo espetacular, absolutamente delicioso, sem ser demasiado doce ou enjoativo ao fim da primeira fatia. Porque o problema é esse, dá vontade de comer fatia atrás de fatia. E no último domigo foi vê-las a voar como andorinhas em plena primavera.

Regra geral não compro bolos de aniversário. Tirando uma ou outra exceção, prefiro fazê-los em casa. Um bolo caseiro feito com amor tem outro sabor.

Por isso não imaginam quando me vi a braços com a primeira festa de aniversário do meu filho.

E agora o que é que eu faço? O rapaz diz que gostava de um bolo do Faísca McQueen.

Vi-me quase, quase a encomendar um bolo numa pastelaria e assim resolvia-se a questão do bolo temático.

Mas por outro lado, achei que era tão mais mágico fazer o bolo em casa. As memórias do primeiro bolo de aniversário. Ele acompanhar a preparação do bolo, rapar a tigela. Era outro entusiasmo. Outro sabor a preencher as memórias, mesmo que o bolo não saísse tão bonitinho quanto se gostaria.

A verdade é que a decoração embora muito amadora fez a felicidade do rapaz, que estava super contente com o seu bolo do Faísca. Para a cobertura usei uma embalagem de queijo Mascarpone, adicionei um pacote de natas e bati tudo com açúcar amarelo a gosto. Para a decoração comprei uma embalagem de massa de amêndoa vermelha (à venda em casas especializadas mas também no Jumbo na parte das sobremesas), uma bisnaga de decoração alimentar em vermelho (à venda também na mesma secção), 2 palhinhas de papel, bandeirolas coloridas que retirei de um conjunto palitos de acepipes e um carro que usei da coleção do meu filho, que depois de lavado foi para cima do bolo em cima de um pedaço de folha de gelatina transparente, cortada à medida nem se via em cima do bolo.



O bolo do meu filho foi recheado de caramelo. Fiz o bolo numa forma única. Como cortei o bolo em duas metades ao invés de dividir a massa por duas formas do mesmo tamanho, tive de o deixar cozer mais um bocadinho para que não se desmanchasse todo na altura de o cortar em duas metade iguais. Claro que o recheio compensa depois alguma da humidade do chocolate que se perdeu com mais alguns minutos no forno. 

Já para o meu bolo não usei recheio. Cozeu menos tempo e por isso ficou muito mais húmido. Aquele bolo que se desfaz na boca. De uma próxima vez vou mesmo dividir a massa em duas formas iguais e depois montar com o recheio de caramelo.

Peço desde já as minhas sinceras desculpas por não ter foto de uma das fatias do bolo do meu filho e não ter nenhuma de jeito do meu bolo. Mas se uma pessoa não se atira às fatias na hora de comer o bolo, fica a ver navios que foi o que aconteceu ao meu pai. Mandei duas generosas fatias para casa deles e a minha mãe comeu as duas. Soube o meu pai por mim que eu tinha enviado duas, porque a versão da minha mãe é que eu só tinha enviado uma fatia pequena. E pronto, a minha mãe não se livrou dele a chamar de "Lambona!" :P

Fiz a mesma cobertura de mascarpone e natas para o meu bolo e usei a massa de amêndoas para fazer a restante decoração.

Como não sou supersticiosa e me esqueci de comprar vela, usei uma vela do ano passado (eu sou daquelas que guarda velas). Com uma faca cortei um bocadinho da cera, para descobrir o pavio novo e depois foi cortar a ponta do pavio queimado com uma tesoura. Voilá temos uma vela nova e ninguém dá por nada :)





E agora vamos ao que realmente interessa, à receita :)

Para introdução, e a título de curiosidade, em nenhuma fase da confeção deste bolo é necessário batedeira. Este bolo não se bate. E outra coisa curiosa é que a confeção da massa faz-se em 3 momentos. Momento 1, mistura dos ingredientes secos. Momento 2, mistura dos líquidos. Momento 3, junção dos sólidos com os líquidos

A medida da chávena que usei é de 200 ml

Bolo de Chocolate 

Ingredientes

2 chávenas e 1/2 de farinha de trigo
2 chávenas de açúcar amarelo 
1 chávena de cacau em pó (usei pantagruel)
2 c. de chá de bicarbonto de sódio
2 c. de chá de fermento em pó para bolos
1 c. de chá de sal grosso

1 chávena de buttermilk*
1 chávena de óleo vegetal
4 ovos
2 c. de chá de extrato de baunilha
160 ml de café expresso quente

Preparação

1) Cortar 2 círculos de papel vegetal à medida de duas formas iguais com cerca de 22 cm. Untar as formas com manteiga e farinha e forrar o fundo com o papel;

2) Pré-aquecer o forno a 180º C;

3) Numa tigela misturar bem com um garfo ou uma vara de arames a farinha, o açúcar, o cacau, o bicarbonato de sódio, o fermento e o sal.

4) Noutra tigela misturar o buttermilk, o óleo, os ovos inteiros e a baunilha.

5) Incorporar aos poucos a mistura de líquidos na mistura dos sólidos. Por fim adicionar o café quente e mexer.

6) Dividir a massa pelas duas formas e assar por 35 minutos ou até que no teste do palito este saia limpo.

7) Retirar os bolos do formo e deixar na forma por 30 minutos até esfriarem completamente.

Recheio de Caramelo:

100 gr de açúcar
100 ml de natas
1 c. de sobremesa de sopa de manteiga
uma pitadinha de pedrinhas de sal

1) Levar o açúcar ao lume com 1 colher de sobremesa de água. Deixar que se dissolva até ficar castanho claro.

2) Aquecer as natas.

3) Fora do lume, juntar ao açúcar em caramelo as natas, cuidadosamente e aos poucos, mexendo com uma colher de pau ou vara de arames. Juntar ao creme a manteiga, continuando a mexer. Deixar arrefecer e conservar até à altura de usar.

*Para fazer o buttermilk é juntar a 1 chávena de leite 4 colheres de sopa de sumo de limão e deixar repousar alguns entre 5 a 10 minutos à temperatura ambiente até o leite apresentar o aspeto de leite talhado.

Para quem decidir fazer este bolo numa forma só sem recheio aconselho a cozer durante 45 minutos. Se optarem por usar a forma e dividir o bolo em 2 metades aconselho a que este coza por mais 8 a 10 minutos.

E agora sejam felizes com este bolo de chocolate :)

6 comentários:

  1. Ficou fantástico o bolo do teu menino :) Ele deve ter ficado muito feliz.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. obrigada pela partilha.
    Alice

    ResponderEliminar
  3. Ai, como eu adoro bolos de chocolate! Esses estão muito giros.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  4. O bolo do miúdo ficou mesmo giro.
    Eu que adoro bolo de chocolate lá terei de experimentar este um dia destes. =D

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pelo vosso comentário :)